fbpx
Escolha uma Página
25 anos do Gol de Barriga de Renato Gaúcho
gol-de-barriga

Dia 25 de junho deste ano, um dos gols mais famosos do futebol brasileiro comemorou bodas de prata.

O gol de barriga de Renato Gaúcho é tão lendário quanto o próprio autor, e ficou marcado na cabeça de todos brasileiros, principalmente na memória dos tricolores cariocas.

Final do Carioca

O gol em si já seria histórico. Mas foi o contexto que fez desse acontecimento realmente lendário.

O gol de barriga do Renato Gaúcho aconteceu na final do Campeonato Carioca de 1995. A partida era disputada contra seu maior rival, e o Fla-Flu estava empatado até os 41 minutos do segundo tempo. E não era qualquer Fla-Flu, assim como 1995 não era qualquer ano. O Flamengo estava comemorando seu centenário de fundação.

O adversário

O Flamengo tinha Romário e Sávio, também tinha Branco, que foi severamente vaiado pela torcida do Fluminense ao entrar em campo, os gritos de “vira casaca” eram facilmente ouvidos do campo.

Além de craques de nome, o Flamengo tinha a vantagem de levantar a taça mesmo com um empate. O campeonato de 1995 teve um regulamento um tanto confuso, foram realizados um total de 169 jogos.

Os 16 clubes cariocas foram divididos em 2 grupos. Os times se enfrentavam em duas fases por pontos corridos. O líder de cada chave ganhava um ponto bônus para octogonal final. O Flamengo chegou nessa fase com 3 pontos de vantagem.

O Jogo

O Fluminense saiu na frente com Renato Gaúcho naquele domingo histórico do Maracanã. O estádio abrigava mais de 120 mil torcedores, uma verdadeira multidão, principalmente se levarmos em conta que a capacidade máxima atualmente é de 78 mil pessoas.

O tricolor carioca anotou mais um gol antes do término do primeiro tempo, Leonardo aproveitou um rebote do goleiro flamenguista, deixando o Fluminense com dois gols de vantagem, e uma mão na taça.

Segundo Tempo

O Flamengo queria esse título para coroar a comemoração de seu centenário, e reagiu.

O baixinho Romário diminuiu aos 26 do segundo tempo, depois de muita pressão do Rubro Negro. A torcida inflou e o Flamengo acreditou.

O empate que garantiria o título para o time da Gávea veio aos 32 minutos, com um golaço de Fabinho.

O clima virou repentinamente no Maracanã. Não só o Flamengo garantia o resultado com o empate, como Lira, um dos principais jogadores do Flu, fora expulso. Deixando o tricolor com apenas 9 jogadores em campo.

O Gol Milagroso

O Maracanã era todo Flamengo naquele momento do jogo. Mas mesmo com uma vantagem numérica de jogadores e o título garantido pelo placar, o rubro negro recuou.

Aos 41 do segundo tempo, Aílton foi lançado pela direita e deu dois cortes no marcador, cruzando uma bola sem rumo para área.

Lá estava Renato Gaúcho. Com um toque malandro com a barriga garantia o título para o Flu em uma virada histórica nos minutos finais.

O Fluminense ainda teve mais um jogador expulso, mas mesmo com apenas 8 integrantes em campo, carimbou o centenário do rival.

Leia também

20 anos sem Didi

20 anos sem Didi

Dia 12 de Maio, há vinte anos, o futebol brasileiro perdia um de seus maiores nomes. Waldir Pereira, mais conhecido...

Quem foi Garrincha?

Quem foi Garrincha?

Pergunta difícil para responder em algumas palavras.  Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Mané Garrinha,...