fbpx
Escolha uma Página
O Milésimo Gol de Pele
BLOG-05-1000x-pele

Ano passado, em 2019, um dos maiores feitos da história do futebol completou 50 anos. O nosso Rei Pelé fazia seu milésimo gol.

Em 19 de novembro de 1969, o Maracanã presenciava a marca do maior jogador a já vestir um par de chuteiras.

Pelé e o Maracanã

O local era perfeito. O jovem torcedor deve indagar porque o feito não seria mais bonito na Vila Belmiro, estádio que revelou o Rei.

Mas devemos lembrar, antes de qualquer indagação, que nenhum outro palco da bola é tão mágico quanto o situado na Av. Pres. Castelo Branco, no Rio de Janeiro.

Também não podemos esquecer, que foi no Maracanã que Pelé estreou pela Seleção Brasileira, marcando um gol contra a Argentina em 1957.

Outro capítulo inesquecível da carreira do Rei no Maracanã aconteceu em março de 1961. Pelé fez um dos gols mais bonitos da história do esporte contra o Fluminense, que deu origem ao termo “gol de placa”.

O Jogo

Na manhã do fato histórico, os fãs já se aglomeravam com repórteres estrangeiros no hotel que Pelé estava instalado no Flamengo.

O milésimo gol de Pelé aconteceu pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Campeonato Brasileiro da época.

O jogo Santos x Vasco acabou sendo um assunto secundário, ambos os times já estavam eliminados do certame, o que todos mesmo queriam saber era do milésimo gol do Pelé.

O alvoroço foi tanto que diversas emissoras de TV transmitiram a partida mesmo com uma proibição da CBD, a Confederação Brasileira de Desportos, atual CBF.  

Uma tempestade varria a Cidade Maravilhosa naquela noite, mas isso não foi páreo para os mais de 66 mil expectadores que foram ao Maracanã prestigiar o maior artilheiro da nossa seleção.

O Gol Histórico

O Vasco jogou duro, e o gol custava a sair.

Exatamente, aos 34 minutos da etapa final, Pelé cobrou um pênalti que sofrera, marcando o gol histórico.

Gol tão importante, que fez até Andrada, o goleiro argentino que jogava pelo Vasco, famoso.

Tão emblemático quanto o gol, foi a reação do Rei.

Pelé, cercado de jornalistas e fotógrafos, caminhou até o fundo das redes para resgatar a bola, e a beijou emocionado fazendo uma homenagem a todas crianças pobres do país.

Leia também

20 anos sem Didi

20 anos sem Didi

Dia 12 de Maio, há vinte anos, o futebol brasileiro perdia um de seus maiores nomes. Waldir Pereira, mais conhecido...

Quem foi Garrincha?

Quem foi Garrincha?

Pergunta difícil para responder em algumas palavras.  Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Mané Garrinha,...