Ano passado, em 2019, um dos maiores feitos da história do futebol completou 50 anos. O nosso Rei Pelé fazia seu milésimo gol.
Em 19 de novembro de 1969, o Maracanã presenciava a marca do maior jogador a já vestir um par de chuteiras.
Pelé e o Maracanã
O local era perfeito. O jovem torcedor deve indagar porque o feito não seria mais bonito na Vila Belmiro, estádio que revelou o Rei.
Mas devemos lembrar, antes de qualquer indagação, que nenhum outro palco da bola é tão mágico quanto o situado na Av. Pres. Castelo Branco, no Rio de Janeiro.
Também não podemos esquecer, que foi no Maracanã que Pelé estreou pela Seleção Brasileira, marcando um gol contra a Argentina em 1957.
Outro capítulo inesquecível da carreira do Rei no Maracanã aconteceu em março de 1961. Pelé fez um dos gols mais bonitos da história do esporte contra o Fluminense, que deu origem ao termo “gol de placa”.
O Jogo
Na manhã do fato histórico, os fãs já se aglomeravam com repórteres estrangeiros no hotel que Pelé estava instalado no Flamengo.
O milésimo gol de Pelé aconteceu pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Campeonato Brasileiro da época.
O jogo Santos x Vasco acabou sendo um assunto secundário, ambos os times já estavam eliminados do certame, o que todos mesmo queriam saber era do milésimo gol do Pelé.
O alvoroço foi tanto que diversas emissoras de TV transmitiram a partida mesmo com uma proibição da CBD, a Confederação Brasileira de Desportos, atual CBF.
Uma tempestade varria a Cidade Maravilhosa naquela noite, mas isso não foi páreo para os mais de 66 mil expectadores que foram ao Maracanã prestigiar o maior artilheiro da nossa seleção.
O Gol Histórico
O Vasco jogou duro, e o gol custava a sair.
Exatamente, aos 34 minutos da etapa final, Pelé cobrou um pênalti que sofrera, marcando o gol histórico.
Gol tão importante, que fez até Andrada, o goleiro argentino que jogava pelo Vasco, famoso.
Tão emblemático quanto o gol, foi a reação do Rei.
Pelé, cercado de jornalistas e fotógrafos, caminhou até o fundo das redes para resgatar a bola, e a beijou emocionado fazendo uma homenagem a todas crianças pobres do país.