fbpx
Escolha uma Página
Henry Welfare: o inglês que revolucionou o futebol no Brasil

O futebol nasceu na Inglaterra, esse fato não é novidade para ninguém. Mas vocês sabiam que foi um garoto nascido em Liverpool que mudou nosso jeito de jogar?

Carreira na Inglaterra

Henry nasceu em 1988, na cidade industrial de Liverpool. Aos 18 anos estreava no Northern Nomads F.C, um time da região de Manchester, e seis anos depois ,estava jogando no Liverpool. Antes de vir para o Brasil, Henry ainda jogou meia temporada no Tranmere Rovers.

Vinda ao Brasil

Henry Welfare aterrissou na Cidade Maravilhosa em 1913, e pasmem, sem a intenção de jogar futebol. O projeto de vida nova no Brasil era embalado por um contrato de professor secundário de Geografia e Matemática, no Ginásio Anglo-Brasileiro.

Não demorou muito para a paixão pela redonda falar mais altos.

Fluminense

henry-welfare-fluminense

Quando souberam que o gringo era bom de bola, logo foi levado ao Fluminense. Do teste foi direto para o treino, e logo era parte fundamental do time principal.

O futebol carioca ainda vivia seus dias de amadorismo, e o esporte estava longe de ser a febre que é nos dias de hoje. Um exemplo disso era a jornada diária do inglês para chegar ao clube. Morador da Gávea, Henry enfrentava mais de uma hora de bonde até a sede do Flu. Os jogadores tão pouco recebiam salário. Tudo era feito por paixão.

Henry Welfare era uma máquina de fazer gols, e com seus 1,90 de altura, logo foi apelidado de o “Tanque Inglês”.

O atleta jogou no Flu até 1924, com uma breve passagem pelo Flamengo.

Recordes e números

Henry detém vários recordes no clube e no nosso futebol. Ele fez 167 gols pelo Fluminense, apenas 5 a menos que o ídolo atual Fred.

Até hoje, o garoto de Liverpool é o jogador que fez mais gols em única partida com a camisa do tricolor, fato que ocorreu em uma goleada de 11×1 contra o Bangu.

O atleta inglês é até os dias de hoje o estrangeiro que mais marcou gols no Brasil, também é o recordista de gols no clássico contra o Botafogo.

Porque Henry Welfare mudou o futebol brasileiro?

Henry Welfare fez muito mais que centenas de gols. Muitos dizem que dele que veio várias “malandragens” que fizeram de nosso futebol conhecido no mundo todo.

Henry tinha uma arrancada incomum e um chute com potência máxima, e mesmo nos primórdios técnicos do esporte, driblava como ninguém.

A famosa tabelinha, tem sua invenção atribuída ao craque. Ele ia além do óbvio e encantava com suas decisões rápidas e criativas.

 As palavras de Mário Filho, um dos maiores cronistas esportivos da nossa história, sintetizam bem como Henry mudou o jeito de jogar bola no Brasil:  “com Welfare, o Fluminense usava uma metralhadora, enquanto seus adversários, lutavam de espada”.

Gostaram, galera? Qual a próxima Lenda da Bola que vocês querem ver por aqui?

Leia também

20 anos sem Didi

20 anos sem Didi

Dia 12 de Maio, há vinte anos, o futebol brasileiro perdia um de seus maiores nomes. Waldir Pereira, mais conhecido...

Quem foi Garrincha?

Quem foi Garrincha?

Pergunta difícil para responder em algumas palavras.  Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Mané Garrinha,...