fbpx
Escolha uma Página
A história do Futevôlei
a-história-do-futevôlei

O futevôlei não é novidade em nossas areias, mas nas últimas décadas tem se espalhado pela toda costa e atingido as mais diversas pessoas, não só os “ratos de praia” caricatos do esporte.

As mulheres também estão cada vez mais presentes na areia, jogando de igual para igual com homens em diversas praias do país. Vamos conhecer a história desse esporte que tem mais de meio século?

O Início do Futevôlei

O futevôlei não poderia ter nascido em outro lugar, ele carrega toda ginga, beleza e criatividade do povo carioca. Povo especialista em fazer limonada, quando a vida lhes dá limões. No futevôlei não foi diferente.

O esporte nasceu perante uma proibição do governo militar. O estado já não permitia jogar bola nas areias do Rio de Janeiro em 1965.

Além de ter seu equipamento recolhido, você poderia parar na cadeia.

Mas a lei não foi páreo para uma turma do Botafogo. A regra era clara, o futebol era proibido, mas o vôlei continuava liberado. E assim, na altura da Rua Bolívar, alguns rapazes inventaram o esporte que seria febre nacional.

Em 1965, na sua criação, os times tinham 5 oponentes para cada lado, o número foi diminuindo, até chegar nos moldes atuais.

O esporte tem sua paternidade dividida, o futevôlei foi idealizado por Nubar Salibian, na Escola Técnica do Paraná (atual UTFPR), em Curitiba, no ano de 1967. O introdutor do futevôlei nas praias do Rio de Janeiro foi o arquiteto e ex-jogador Octavio Sergio de Moraes, mais conhecido pela alcunha Tatá.

Ascenção rápida

Bastou menos de uma década, para o esporte se espalhar por toda cidade, mesmo depois da queda da restrição.

No começo da década de 70, já era possível ver jogadores profissionais dos maiores clubes cariocas se divertindo nas horas vagas jogando futevôlei.

a-história-do-futevôlei-copacabana

Hoje em dia o Futevôlei tem entidades organizadas em inúmeros países como Brasil, Argentina, Uruguai, Tailândia, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Grécia, Holanda, Espanha e até a gélida Áustria.

Regras atuais

As medidas oficiais de uma quadra de futevôlei são bem parecidas com as de vôlei de praia, 9 m de largura e 18 de comprimento, dividida ao meio por uma rede com 2,20 m de altura.

O esporte é praticado normalmente em sistemas de duplas (2×2), mas também pode ser jogado em trios (3×3) ou quartetos (4×4). As categorias são masculina, feminina e times mistos.

Você pode atingir a bola com qualquer parte do corpo, menos os braços, antebraços e as mãos; assim como no futebol.

Cada dupla pode dar até 3 toques na bola, sendo que um jogador não pode tocar duas vezes seguidas. Essa regra é similar ao vôlei e ao vôlei de praia.

O Do vôlei também veio como o jogado é disputado, em sets. Um total de18 pontos, sem vantagem.

Os pontos são marcados quando a bola cai na quadra adversária, é desviada para fora das linhas pelos mesmos ou bate em qualquer outro jogador e bate no chão.

Quem é fã de futevôlei aí? Não esqueçam de comentar!

Leia também

20 anos sem Didi

20 anos sem Didi

Dia 12 de Maio, há vinte anos, o futebol brasileiro perdia um de seus maiores nomes. Waldir Pereira, mais conhecido...

Quem foi Garrincha?

Quem foi Garrincha?

Pergunta difícil para responder em algumas palavras.  Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Mané Garrinha,...