fbpx
Escolha uma Página
A História dos Games de Futebol
a-história-dos-games-de-futebol

Quem não ama jogar uma bola na telinha com os amigos ou contra adversários na rede? Os jogos de futebol estão entre os gêneros mais populares no mundo dos games.

Existem desde o primórdio da atividade e vem evoluindo a cada década. Hoje temos campeonatos milionários e ótimos jogadores em todo o planeta.

Vamos ver como tudo começou?

A história dos Games de Futebol

O futebol foi representado pela primeira vez na telinha com uma adaptação do Pong. O Pong é um vídeo game arcaico, considerado o pai dos consoles.  Essa adaptação apenas adicionou traves ao jogo que consistia entre duas barras, atingindo uma bolinha.

Pong

A primeira versão de uma game dedicada exclusivamente ao esporte veio com o futebol NASL (North American Soccer League), do console Intellivision.

Anos 1980

Os anos 80 mostraram uma evolução absurda no mercado de vídeo games, os consoles vendiam cada vez mais, e estavam cada vez mais modernos.

A década no futebol começou com o jogo do Pelé, no Atari 2600, o game era basicamente bolinhas coloridas que se moviam de forma lenta e irregular. Mais parecia um futebol de botões.

Em 1983, foi lançado o “Futebol Internacional”, no Commodore 64. Ainda sem nenhuma regra como impedimentos ou faltas, o jogo já tinha multidões animadas, jogadores com formato humano e uma certa impressão de estar jogando em terceira dimensão.

Na mesma época, foi lançado o primeiro jogo de gerenciamento de jogadores e simulação de técnico, games como o “Football Manager de Kevin Toms” fazem sucesso até hoje.

Kick Off

No final da década, um designer brilhante britânico mudou o gênero radicalmente com um jogo chamado “Kick Off”.

Muitas pessoas compraram o computador ”Commodore Amiga” apenas para jogar esse título.  Pela primeira vez, um jogo tinha uma visão panorâmica, e você podia dar chutes acima da cabeça e muito mais. Na sequência do jogo, Kick Off 2, os jogadores podiam até mudar a direção da bola na hora do chute. Para a época, isso foi magnífico!

Great Soccer

O Great Soccer, também conhecido por Sports Pad Soccer, World Soccer, e ainda Super Futebol, foi um grande sucesso em terras brasileiras pelo Master System. Lançado em 1987, o game inaugurou a era 8 bits nos jogos eletrônicos de futebol, e foi o quarto jogo mais vendido do console no Brasil.

A década do amadurecimento

Os anos 90 foram cruciais para os games de futebol, nesta década os consoles evoluíram como nunca, e os títulos já tinham legiões de fãs fiéis esperando o próximo lançamento.

A série Kick Off, e a continuação do mesmo desenvolvedor chamada “Goal”, viram sua hegemonia ser ameaçada logo no começo da década.

O game que chegou com tudo foi o Sensible Soccer, em 1992. O jogo já tinha um ritmo frenético, e você podia pela primeira vez customizar os kits dos deu time.

Na mesma época também foi lançado o Championship Manager, time de simulação de técnicos que acabou virando o Football Manager em 2005.

Fifa

A maior bandeira de jogos de futebol da atualidade entrou no páreo em 1993. O game foi desenvolvido pela EA Sports e pela primeira vez apresentava uma visão isométrica, em vez da visão panorâmica do Kick Off e do Sensible Soccer.

O jogo apresentava e o ex-jogador inglês David Platt na capa, e foi o título mais vendido aquele ano.

O título continuou um sucesso na década, a EA Sports lançava novas versões todos os anos. Mas foi em 1996, que um grande passo foi dado pela série, pela primeira vez todos os nomes de jogadores reais e suas características eram licenciadas e podiam ser usadas de forma oficial.

Actua Soccer

No meio da década de 1990, o FIFA tinha seu concorrente, que foi chamado de Actua Soccer. O game teve quatro edições entre 1995-99, além do jogo oficial da Eurocopa em 1996.

A série foi pioneira em gráficos de jogadores 3D, e contava com comentários de Barry Davies, um jornalista esportivo conhecido da BBC.

Jogos de futebol do século 21 – PES VS Fifa

O século 21 foi marcado principalmente pela rivalidade entre PES VS Fifa. A polarização aconteceu pelos fãs clubes de ambos os títulos e pela disparidade tecnológica dos dois jogos em relação aos demais concorrentes.

Os títulos da Konami e da EA Sports são geralmente lançados simultaneamente e se revezam no topo dos preferidos. Existe aqueles que jamais trocam de estúdio, e são fiéis aos seus títulos. Tem um POST completo sobre esta rivalidade AQUI.

Futuro

Os games de futebol se desenvolveram à um ponto que apenas realidade virtual pode trazer alguma mudança profunda. E esta realidade já não está longe, programas que simulam exercícios físicos crescem a passos largos como a tecnologia. Logo, logo você vai ser ver no Maracanã lotado marcando um gol de placa.

Agora comentem galera, qual seu game favorito de futebol de todos os tempos?

Leia também

20 anos sem Didi

20 anos sem Didi

Dia 12 de Maio, há vinte anos, o futebol brasileiro perdia um de seus maiores nomes. Waldir Pereira, mais conhecido...

Quem foi Garrincha?

Quem foi Garrincha?

Pergunta difícil para responder em algumas palavras.  Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Mané Garrinha,...