O brasileiro coleciona figurinhas desde o século passado. Em 1900, surgiu o primeiro álbum. Uma tabacaria lançou uma coleção de figurinhas com bandeiras de diversos países para incentivar a venda do seu produto. Este hábito acabou virando moda no mundo corporativo.
O esporte chegou ao nicho com as famosas balas de futebol, que acabaram trazendo o público infanto-juvenil para o negócio.
Panini revoluciona o mercado
Em 19661, dois irmãos italianos donos de uma banca de jornal, fundaram a Panini. O local foi construído para ser uma central de distribuição de jornais, mas acabou virando uma fábrica de figurinhas.

Um dos principais nomes nas figurinhas da copa, e detentora da maioria dos direitos, a Panini é até hoje a líder do mercado. A empresa italiana lucra em média 650 milhões de euros por ano.
Álbuns de futebol no Brasil
O primeiro álbum de futebol no Brasil chegou em 1950, na fatídica copa realizada no nosso país. Patrocinado pelas balas futebol, a edição fez sucesso imediato.
Mesmo com a derrota da seleção para o Uruguai na final, o álbum virou febre entre os jovens.

A próxima moda foram as chapinhas de ouro. Uma esfera metálica e fina que vinha estampa com diversos temas, inclusive o futebol. O problema do lançamento da Editora Dimensão Cultural era o peso das chapinhas. O álbum ao ficar completo tinha suas páginas naturalmente despedaçadas.
Figurinhas Ping Pong
Um álbum que não poderia ficar de fora é o da Copa de 1982, patrocinado pela marca de chicletes Ping Pong. Os cromos não podiam ser comprados em bancas, as crianças tinham que comprar o chiclete com a figurinha.

Foram vendidos 600 mil álbuns na época, e hoje em dia uma edição completa vale uma fortuna na mão de colecionadores.
Campeonato Brasileiro
Não só de Copa do Mundo vivem os álbuns de figurinha. Em 1989, surgiu o primeiro álbum do Campeonato Brasileiro em parceria da editora Abril com a Panini.

A própria Abril tinha lançando um álbum em 1977, com mais de 60 times, e tinha feito o álbum da Copa União, em 1987.
Em 1994 a Abril deixou a parceria do álbum, que é produzido pela Panini até hoje.