fbpx
Escolha uma Página
Serginho Chulapa, gols e polêmicas de um dos atletas mais únicos que o Brasil já viu jogar
serginho-chulapa

Serginho Bernardino, mais conhecido como Serginho Chulapa, foi um dos maiores artilheiros da história do futebol brasileiro.

As confusões que o acompanharam durante toda a carreira podem ter ofuscado seu brilhantismo com a bola no pé, que é inegável pelos próprios números do atleta nos maiores clubes do país.

Serginho foi grande ídolo do São Paulo e do Santos. Com 1,88 e muito vigor físico, Serginho fazia uma batalha justa com os zagueiros da época.

O craque começou a jogar em times de várzea da Zona Norte de São Paulo, mas depois de ser dispensado pela Portuguesa de Desportos, acabou desistindo por um tempo do futebol, e foi entregar leite para ajudar sua família.

São Paulo

Sorte que Serginho não desistiu do futebol, após um tempo, o jogador acabou passando por uma peneira na Casa Verde, e foi chamado para jogar no São Paulo.

Seu primeiro gol pelo time foi contra o arquirrival Corinthians, mas logo ele foi emprestado para o Marília, por um ano.

Na sua volta, Serginho mostrou todo seu brilho no Tricolor, e é o maior artilheiro do clube até hoje, com um total de 242 gols!

Pelo São Paulo, Serginho conquistou os Campeonatos Paulistas de 1975, 1980 e 1981 e o Campeonato Brasileiro de 1977.

Santos

Serginho Chulapa chegou ao Santos com 29 anos, idade que na época o jogador já era considerado “experiente”.

O atleta fez 4 passagens pelo clube, e é considerado um grande ídolo até hoje. Pelo Santos, Serginho Chulapa conquistou a artilharia do Campeonato Brasileiro, e também a artilharia e o gol do título no Campeonato Paulista de 1984, contra o Corinthians.

O jogador fez 104 gols pelo Santos!

Serginho Chulapa também jogou no Corinthians, aonde teve uma passagem mais discreta, mas mesmo assim, marcou 14 gols.

Seleção Brasileira

Serginho Chulapa iria estrear em uma Copa do Mundo em 1978, mas acabou sendo suspenso por um ano do futebol por uma agressão a um bandeirinha. Serginho acabou participando da Copa do Mundo de 1982, aonde marcou 2 gols em 5 jogos. Sua atuação foi contestada por muitos, mas apesar de poucos gols, deu alguns passes importantes para o Brasil.

Confusões

As confusões sempre estiveram lado a lado com Serginho Chulapa. Além de perder a Copa do Mundo após chutar um auxiliar, Chulapa coleciona outras confusões na carreira.

Serginho, na final do Brasileirão de 1981, acabou chutando o rosto do goleiro Leão já caído após ser expulso no final do segundo tempo.

O craque também comandou uma pancadaria generalizada em uma derrota do Santos para o Flamengo, aonde o atleta chegou a ser condenado a 3 meses de prisão por agredir um fotógrafo.

Serginho também era irreverente nas entrevistas, e jamais guardava alguma palavra para depois.

 Entre gols e tretas, qual sua maior lembrança de Serginho Chulapa?

Leia também

20 anos sem Didi

20 anos sem Didi

Dia 12 de Maio, há vinte anos, o futebol brasileiro perdia um de seus maiores nomes. Waldir Pereira, mais conhecido...

Quem foi Garrincha?

Quem foi Garrincha?

Pergunta difícil para responder em algumas palavras.  Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Mané Garrinha,...