As Olimpíadas do Japão vão finalmente acontecer. Depois de adiados por um ano pela pandemia que atingiu o mundo ano passado, os jogos estão confirmados com u esquema de “guerra” para garantir a segurança dos atletas.
Público nos Jogos
Em uma decisão tomada poucos dias antes dos jogos, o comitê organizador vetou a presença de público na maioria das sedes, Tóquio também está na lista da proibição.
As cerimônias de abertura e encerramento também não serão abertas ao público, recebendo apenas alguns convidados e autoridades. Em quatro regiões japonesas o púbico poderá estar presente nos eventos, mas sempre limitado a 50% da capacidade de lotação, e nunca ultrapassando o total de 10 mil torcedores.

No total, apenas 8 dos 43 locais poderão receber algum tipo de público. Todo público presente no Japão será de nativos ou residentes no país, as fronteiras do país continuam fechadas para turistas e torcedores.
Medidas Sanitárias
Os jogos vão ter um forte esquema de segurança sanitária para evitar surtos do novo corona vírus durante o evento.
Dentro do manual que contém mais de 70 páginas, estão descritas limitações como aperto de mãos entre adversários e até proibição de gritos dos torcedores nas arquibancadas.
Todos os 11 mil atletas, e também as equipes técnicas, passarão por dois testes antes de embarcar. E os testes não param por aí, todos que estiverem na bolha olímpica serão testados duas vezes por dia.

As tradicionais festas e confraternizações entre atletas após suas competições irem acabando ao longo do mês também foram afetadas. Os atletas terão a obrigação de deixar a vila no máximo 48 horas após o término de suas provas.
Caso haja dúvida ou positividade nos primeiros testes, serão feitos testes de sangue. Caso a doença se confirme, o atleta está automaticamente fora do evento.
Bolha Olímpica

Os atletas estarão proibidos de sair dos alojamentos e usar o transporte público, os únicos lugares que os atletas vão poder se deslocar são os locais de treino e de competição.
O uso de máscaras será obrigatório em tempo integral, inclusive na hora do pódio, os atletas só poderão tirar o objeto para comer, dormir, treinar e competir.
Vacinação
Segundo os organizadores, 85% dos atletas e delegados residentes na Vila estarão completamente vacinados. A vacinação não é obrigatória para poder participar dos jogos, mas foi continuamente recomendada pelo comitê.

A organização dos jogos vacinou os 40 mil funcionários que vão trabalhar no evento; entre eles voluntários, jornalistas japoneses e agentes aeroportuários.
O que você acha do esquema de segurança dos jogos? Comente abaixo!