fbpx
Escolha uma Página
19 de julho – Dia Nacional do Futebol
19-de-julho-dia-nacional-do-futebol

Todos os anos, no dia 19 de julho, é celebrado o esporte mais popular do mundo em território nacional. O Dia Nacional do Futebol é comemorado desde 1976, e mesmo a data sendo popular, muitas pessoas não sabem a origem dessa escolha que foi feita pela então Confederação Brasileira de Desportos (CBD), a atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Os torcedores se perguntam qual das grandes conquistas da nossa seleção aconteceu nesse dia, ou ainda, qual craque que orgulhou nosso país morreu ou nasceu neste dia 19.

Ambas as suposições estão erradas. Este dia não foi escolhido por nada que aconteceu no Maracanã, tão pouco em qualquer gramado de copa do mundo.

Sport Club Rio Grande

A história desta data começa lá no extremo sul do Brasil, mais precisamente em uma cidade gaúcha chamada Rio Grande.

Agora vocês devem estra se perguntando: O que uma cidade litorânea do extremo sul do país com menos de 300 mil pessoas tem a ver com futebol?

Lá nasceu o Sport Club Rio Grande. O time, também conhecido carinhosamente como “Vovô”, “Veterano” e “Tricolor”, é o mais antigo do Brasil que ainda está em atividade.  

Times mais antigos

Existem times mais velhos que o Rio Grande, mas ou foram extintos, ou começaram suas atividades com outro esporte. Os exemplos são: São Paulo Athletic, Flamengo e Vasco da Gama.

O São Paulo Athletic foi fundado em 1888 como um clube social, mas não atua mais no futebol, hoje em dia é apenas focado no rúgbi amador.

São Paulo Athletic

O Flamengo e o Vasco da Gama iniciaram suas atividades no remo e só algum tempo depois adicionaram o futebol a sua lista de esportes.

19 de julho de 1900

O Sport Club Rio Grande foi fundado no dia 19 de julho de 1900, e está completando 121 anos em 2021. O clube surgiu apenas seis anos depois do futebol ser oficialmente introduzido como esporte no Brasil por Charles Miller, o que aconteceu em 1894.

O Sport Club Rio Grande disputa atualmente a Série B do Gauchão. Mas o clube já foi campeão do Gaúcho da série A em 1936, batendo o Inter pelo placar agregado de 5 a 2.

Como você vai comemorar o Dia Nacional do Futebol? Não esqueça de deixar seu comentário.

Leia também

20 anos sem Didi

20 anos sem Didi

Dia 12 de Maio, há vinte anos, o futebol brasileiro perdia um de seus maiores nomes. Waldir Pereira, mais conhecido...

Quem foi Garrincha?

Quem foi Garrincha?

Pergunta difícil para responder em algumas palavras.  Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Mané Garrinha,...