fbpx
Escolha uma Página
Celtic vs Rangers – rivalidade histórica escocesa vai bem além do futebol
celtic-vs-rangers

O clássico do futebol escocês Celtic vs Rangers é considerado uma das maiores rivalidades no mundo dos esportes. Apelidado de Old Firm Derby, o jogo tem o valor de £ 120 milhões para a economia do país.

Old Firm Derby

O nome Old Firm só é usado hoje em dia pelos torcedores dos Rangers, pois os fãs dos Celtics consideram que o time rival morreu após o colapso econômico de 2012, o que fez o mesmo ser comprado e administrado por uma empresa externa. Os torcedores dos Celtic se referem de forma pejorativa aos rivais como Zumbis.

Porque a rivalidade é tão feroz?

Os dois times são os mais poderosos e vitoriosos da Escócia, mas isto é apenas um pequeno fato dentro da rivalidade.

A divisão entre os torcedores vai bem além das quatro linhas de cal, é fundada em pontos de vista diferentes sobre religião, identidade familiar e política, assim também como a relação do país com a Irlanda, principalmente a Irlanda do Norte.

Na sua maioria absoluta, os apoiadores do Rangers se denominam como escoceses nativos ou escoceses do Ulster, eles também são protestantes e legalistas, enquanto os fãs celtas tendem a se considerar irlandeses-escoceses, bem como católicos e republicanos.

Política, religião e identidade

Os torcedores do Rangers também tendem a se identificar mais como pró-britânicos, agitando bandeiras do Union Jack em seus jogos, enquanto os torcedores do Celtic são normalmente flagrados com a bandeira irlandesa.

A história do Rangers tem raízes fortes na comunidade protestante.  Apenas quando Graeme Souness se tornou dirigente, em 1986, o time pensou em contratar seu primeiro jogador católico.

Souness trouxe para o elenco o ex-atacante do Celtic, Mo Johnston, em 1989, a prática de contratar apenas jogadores protestantes nunca mais foi mantida desde então.

Emoções a flor da pele

Jogar o maior clássico escocês é um belo teste para ver se os jogadores têm nervos de aço. Desde a tensão dentro do campo, até a pressão da mídia e dos torcedores anos atletas que acontece nos dias que antecedem os jogos. Veja a declaração do sueco Henrik Larsson, que já jogou em ambos os lados do confronto.

“Nunca experimentei nada, nem antes nem depois, que se comparasse aos meus jogos da Old Firm na Escócia. Essa foi a melhor atmosfera e aqueles foram os encontros mais ferozes que eu já joguei. ”

Brigas e Incidentes

O clássico nos anos 90 foi marcado por invasões de campo violentas, casos de vandalismo e presença maciça de hooligans, o que elevou a tensão do confronto e resultou em diversos casos de altercação.

A primeira medida da confederação foi trazer os jogos para o começo da tarde, evitando o consumo excessivo de álcool durante todo o dia pelos hooligans, alguns deles foram banidos dos estádios.

Em um clássico quentíssimo na final da temporada de 1999, vários torcedores do Celtic começaram a jogar objetos no campo, o árbitro Hugh Dallas acabou sendo atingido e precisou de tratamento médico.

Desde então, medidas foram tomadas para evitar a possibilidade de o campeonato ser decidido no último dia entre os dois times.

Qual vocês acham que é a maior rivalidade no Brasil? Não deixem de comentar para podermos fazer nosso próximo post.

Leia também

20 anos sem Didi

20 anos sem Didi

Dia 12 de Maio, há vinte anos, o futebol brasileiro perdia um de seus maiores nomes. Waldir Pereira, mais conhecido...

Quem foi Garrincha?

Quem foi Garrincha?

Pergunta difícil para responder em algumas palavras.  Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Mané Garrinha,...