fbpx
Escolha uma Página
123 Anos do Vasco da Gama: veja mais sobre o clube que faz aniversário neste 21 de agosto
vasco-123-anos

Dia 21 de Agosto é aniversário de um dos times mais tradicionais do futebol brasileiro e dono da quinta maior torcida no país. O Vasco da Gama completa 123 anos neste sábado.

O time tem muitas marcas e títulos em sua longa história.

Luta contra o racismo

O Vasco da Gama foi o primeiro clube do Brasil que levantou a bandeira contra o racismo no futebol. Junto aos troféus em São Januário, existe um documento para lá de especial chamado “A Resposta Histórica”.

Este documento é um manifesto que comunicava aos dirigentes que o Vasco ia se recusar a jogar o campeonato carioca caso fosse mantida a lei que proibia jogadores negros no elenco.

O esporte era um privilégio apenas para brancos na época, e está atitude do Vasco foi considerada rebelde e insurgente.

Principais Títulos

O Vasco tem uma coleção invejável de títulos estaduais, nacionais e internacionais.

O time foi o grande campeão da Libertadores da América em 1998, bem no ano de seu centenário. O time não teve vida fácil até o troféu, eliminou times de peso no mata-mata como Nacional, Grêmio, River Plate e o Barcelona de Guayaquil na grande final.

Além da Libertadores, o Vasco tem outros títulos internacionais. Foi bicampeão da Recopa em 1993 e 1994, ganhou o Campeonato Sul-Americano de Clubes em 1948 e foi o vencedor da Copa Mercosul no ano de 2000.

O Vasco também tem 4 títulos do brasileirão, o último foi conquistado em 2000, ou outros em 1974, 1989 e 1997. O time também foi campeão da Série B em 2009 e campeão da Copa do Brasil em 2011, quando venceu o Coritiba na final.

O tri do extinto Torneio Rio São Paulo não poder ser esquecido, o Vasco levou o título em 1958, 1966 e 1999.O Vasco também tem 24 títulos estaduais, sendo o último em 2016.

Que tal conhecermos agora um pouco mais da história do Clube?

Breve História do Vasco da Gama

Está enganado quem pensa que o Vasco surgiu como um time de futebol. O Club de Regatas Vasco da Gama foi fundado por quatro remadores em 21 de agosto de 1898, o foco era apenas o esporte marítimo.

Com origens luso-brasileiras, o nome foi em homenagem ao grande navegador português. O ano de fundação do Vasco também marca a comemoração dos quarto centenários da descoberta do caminho marítimo às Índias.

O primeiro time de futebol do Vasco surgiu apenas 17 anos depois de sua fundação, mais precisamente no fim de 1915. A equipe venceu a divisão de acesso do Campeonato Carioca em 1923, conquistando o seu primeiro Estadual logo no ano seguinte.

Quer também conhecer a história de São Januário? Clique AQUI!

Parabéns Vasco da Gama, pelos seus 123 anos de história.

Leia também

20 anos sem Didi

20 anos sem Didi

Dia 12 de Maio, há vinte anos, o futebol brasileiro perdia um de seus maiores nomes. Waldir Pereira, mais conhecido...

Quem foi Garrincha?

Quem foi Garrincha?

Pergunta difícil para responder em algumas palavras.  Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Mané Garrinha,...