fbpx
Escolha uma Página
Real Madrid x Barcelona – Conheça o Clássico mais ferrenho da Península Ibérica

Hoje vamos falar de um dos jogos mais eletrizantes do mundo. O jogo entre os dois maiores times da Espanha vai além do futebol e é o palco de uma das maiores rivalidades do futebol. O jogo é conhecido como “El Classico”, denominação antes dada apenas quando os times se enfrentavam no Campeonato Espanhol, mas hoje é usado sempre que Real Madrid e Barcelona se enfrentam.

De um lado Real que representa a Espanha unida e a realeza, do outro o Barcelona, que representa a região rebelde da Catalunha.

O começo

A primeira vez que os dois times se enfrentaram foi na Copa de la Coronacion, em 1902. O Barcelona saiu com a vitória, batendo seu rival por 3×1.

O Real Madrid conseguiu reverter esse número com o passar do tempo, mas o confronto ainda é extremamente parelho.

Segundo os dados do site de estatísticas “O Gol”, foram 246 jogos no total, sendo 98 vitórias para o Real Madrid, 52 empates e 96 vitórias para o Barcelona.

Década de 40

A rivalidade começou a ficar forte mais de três décadas depois do primeiro jogo. A intensidade do “El Clasico” que conhecemos hoje nasceu na década de 1940, graças a uma série de confrontos acirrados entre os dois times. Entre eles estava o empate com a maior número de gols já registrado entre os dois lados: 5-5 em Les Corts, em 1943.

O clássico de 15 de fevereiro de 1969 ficou também para a história por ter sido o primeiro jogo de futebol televisionado na Espanha. O Real Madrid ganhou a partida com os craques Alfredo Di Stefano e Ferenc Puskas em campo, mas o resultado de 1×0 não impediu o Barcelona a levantar o título naquele ano.

Di Stefano e Johan Cruyff 

O argentino Di Stefano foi um grande nome do Real Madrid ao longo dos anos, marcando 14 gols contra o rival catalão.

A chegada do holandês Johan Cruyff ao Barcelona na década de setenta fez a rivalidade ficar mais parelha. Além de ter contribuído como jogador, o craque voltou ao time como técnico anos depois conquistando diversos troféus como os Títulos da LaLiga entre 1991 e 1994.

Ronaldo, Rivaldo e Roberto Carlos

Os rs dominaram a década de 90, que viu ambos os times ganharem muitos títulos, em especial o Real Madrid. Ronaldo jogou dos dois lados da moeda, mas não podemos esquecer outros brasileiros celebres da época como Ronaldo e Rivaldo.

Messi

A chegada de Messi nas capas dos jornais deu mais uma esquentada no clássico. O argentino cresceu no clube e sempre fez bonito contra seu maior rival.

Lionel Messi é o maior artilheiro de todos os tempos do El Clasico na LaLiga e a sua influência no jogo tem sido profunda. Embora seja difícil destacar um único jogo do craque, podemos lembrar do momento mais icônico na história recente do confronto; quando Messi marcou nos acréscimos na vitória do Barça por 3-2 no Bernabeu, em 2017. A imagem de Messi segurando seu camisa para os torcedores será eternizada no futebol.

Leia também

20 anos sem Didi

20 anos sem Didi

Dia 12 de Maio, há vinte anos, o futebol brasileiro perdia um de seus maiores nomes. Waldir Pereira, mais conhecido...

Quem foi Garrincha?

Quem foi Garrincha?

Pergunta difícil para responder em algumas palavras.  Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Mané Garrinha,...