Hoje vamos falar de um dos jogos mais eletrizantes do mundo. O jogo entre os dois maiores times da Espanha vai além do futebol e é o palco de uma das maiores rivalidades do futebol. O jogo é conhecido como “El Classico”, denominação antes dada apenas quando os times se enfrentavam no Campeonato Espanhol, mas hoje é usado sempre que Real Madrid e Barcelona se enfrentam.
De um lado Real que representa a Espanha unida e a realeza, do outro o Barcelona, que representa a região rebelde da Catalunha.
O começo
A primeira vez que os dois times se enfrentaram foi na Copa de la Coronacion, em 1902. O Barcelona saiu com a vitória, batendo seu rival por 3×1.
O Real Madrid conseguiu reverter esse número com o passar do tempo, mas o confronto ainda é extremamente parelho.
Segundo os dados do site de estatísticas “O Gol”, foram 246 jogos no total, sendo 98 vitórias para o Real Madrid, 52 empates e 96 vitórias para o Barcelona.
Década de 40
A rivalidade começou a ficar forte mais de três décadas depois do primeiro jogo. A intensidade do “El Clasico” que conhecemos hoje nasceu na década de 1940, graças a uma série de confrontos acirrados entre os dois times. Entre eles estava o empate com a maior número de gols já registrado entre os dois lados: 5-5 em Les Corts, em 1943.

O clássico de 15 de fevereiro de 1969 ficou também para a história por ter sido o primeiro jogo de futebol televisionado na Espanha. O Real Madrid ganhou a partida com os craques Alfredo Di Stefano e Ferenc Puskas em campo, mas o resultado de 1×0 não impediu o Barcelona a levantar o título naquele ano.
Di Stefano e Johan Cruyff
O argentino Di Stefano foi um grande nome do Real Madrid ao longo dos anos, marcando 14 gols contra o rival catalão.

A chegada do holandês Johan Cruyff ao Barcelona na década de setenta fez a rivalidade ficar mais parelha. Além de ter contribuído como jogador, o craque voltou ao time como técnico anos depois conquistando diversos troféus como os Títulos da LaLiga entre 1991 e 1994.
Ronaldo, Rivaldo e Roberto Carlos

Os rs dominaram a década de 90, que viu ambos os times ganharem muitos títulos, em especial o Real Madrid. Ronaldo jogou dos dois lados da moeda, mas não podemos esquecer outros brasileiros celebres da época como Ronaldo e Rivaldo.
Messi
A chegada de Messi nas capas dos jornais deu mais uma esquentada no clássico. O argentino cresceu no clube e sempre fez bonito contra seu maior rival.

Lionel Messi é o maior artilheiro de todos os tempos do El Clasico na LaLiga e a sua influência no jogo tem sido profunda. Embora seja difícil destacar um único jogo do craque, podemos lembrar do momento mais icônico na história recente do confronto; quando Messi marcou nos acréscimos na vitória do Barça por 3-2 no Bernabeu, em 2017. A imagem de Messi segurando seu camisa para os torcedores será eternizada no futebol.