fbpx
Escolha uma Página
Futmesa: Conheça o esporte que está dominando o país
futmesa-história

O futmesa chegou para ficar! Você já deve ter visto na praia, nas praças, nos clubes, no seu condomínio e até na casa de um amigo.

O esporte que está fazendo maior sucesso é uma mistura de futevôlei e tênis de mesa. Bem-vindos a mais um esporte que envolve o futebol inventado pelos brasileiros.

A prática fez tanto sucesso que está até sendo usada em clubes profissionais de futebol no país e do exterior, o futmesa ajuda na no desenvolvimento da coordenação motora, melhora os reflexos dos jogadores, afia a pontaria e aguça o controle de bola.

Teqball

A Europa tem sua versão do futmesa, o teqball, cuja mesa é mais curvada. Este esporte foi criado na Turquia por dois entusiastas do futebol, Gábor Borsányi, ex-jogador profissional, e Viktor Huszár, cientista da computação, em 2014.

O teqball tem praticantes em mais de 50 países, seu próprio campeonato mundial, e pretende se tornar um esporte olímpico em breve.

História do futmesa no Brasil

O futmesa foi lançando oficialmente no Brasil em 2019, no museu do futebol. Mas a empresa Futmesa Brasil, mãe do esporte no país, vinha desenvolvendo o equipamento por dois anos.

Já existem diversos campeonatos em todo país e também outras opções de marcas no mercado, inclusive no formato do teqball.

O esporte, mesmo novo, já tem suas regras bem definidas. Vamos conhecer algumas?

Regras Futmesa

As partidas têm que ser executadas e uma mesa curvilínea e com uma bola de futebol oficial.

O futmesa pode ser jogado individualmente ou em duplas. O objetivo do jogo é fazer com que o adversário não consiga de devolver a bola.

Cada lado tem três toques. Só podem ser usados os mesmos membros do futebol e do futevôlei; ou seja, cabeça, ombro, coxa, peito e pé.

Os sets normalmente finalizam quando alguém alcança 15 ou 21 pontos. É proibido tocar na bola ou na mesa com as mãos e braços; mas é permitido pode-se subir na mesa com os pés.

Permitido no Futmesa

Tocar a bola e sacar com cabeça, ombro, coxa, peito e pé;

Subir na mesa com os pés e encostar o abdômen na mesma.

Não é permitido no Futmesa

Tocar a bola e sacar com mãos e braços;

Encostar na mesa com mãos e braços.

Agora eu vocês já conhecem as regras, que tal tentar fazer seus primeiros pontos?

Leia também

20 anos sem Didi

20 anos sem Didi

Dia 12 de Maio, há vinte anos, o futebol brasileiro perdia um de seus maiores nomes. Waldir Pereira, mais conhecido...

Quem foi Garrincha?

Quem foi Garrincha?

Pergunta difícil para responder em algumas palavras.  Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Mané Garrinha,...