fbpx
Escolha uma Página
5 filmes que retratam a cultura de praia carioca
filmes-cultura-de-praia-rio-de-janeiro

A cultura de praia carioca é um capítulo à parte da nossa história. De lá vieram diversas gírias, modas, receitas e esportes que se difundiram no resto do Brasil e do mundo.

Além de lançar tendências, a cultura de praia do Rio de Janeiro é dotada de extrema criatividade e se reinventa a cada década. A mesma também não é soberana, muito menos homogênea. Cada pedaço de areia do Rio tem seu estilo próprio e seus personagens que fazem deste universo tão rico e inovador.

Hoje o Blog do Manto FC indica 5 filmes que retratam um pouco desta cultura. Diversão garantida para toda família.

5 filmes que retratam a cultura de praia carioca

Rio, 40 graus

Nelson Pereira dos Santos é um dos maiores diretores de cinema de nossa história e um dos fundadores do movimento do cinema novo. Seu primeiro longa, Rio, 40 graus, é um marco no nosso cinema. O filme conta a história de 5 garotos que vende amendoim em um dia escaldante na praia de Copacabana, mostrando a diversidade social e cultural de uma das faixas de areia mais conhecidas do mundo.

Rio

Este desenho animado mostra uma versão poética e divertida da Cidade Maravilhosa. A obra do diretor Carlos Saldanha destaca as belezas naturais do Rio e a alegra do seu povo. Você vai se divertir com a história das duas araras azuis que fugiram de um contrabandista nos cenários paradisíacos do Rio de Janeiro.

Era uma Vez

O filme é centrado na praia de Ipanema e no morro do Cantagalo, mostrando a diversidade de dois mundos que convivem tão próximos. Você vai poder admirar as belezas das praias da Zona Sul, mas também de lugares mais pitorescos do Rio que raramente aparecem nas telas.

A história de um romance improvável entre um garoto da comunidade uma menina rica vai cativar você e sua família.

Rio, Eu Te Amo

Este filme reúne 10 curtas de diretores brasileiros e internacionais, cada um mostra um pedaço e uma história da Cidade Maravilhosa. O filme faz parte da franquia Cities of Love, do qual também fazem parte as produções Paris, Je T’aime e New York, I Love You.

Filmado entre 2013 e 2014, o filme estreou em setembro de 2014 no mundo todo.

007 Contra o Foguete da Morte

O décimo primeiro filme de James Bond, lançado em 1979, teve diversas de suas cenas gravadas na Cidade Maravilhosa. A trama trás o agente secreto mais famoso do mundo ao para resolver um caso de roubos de diamantes. Diversão e aventura garantidas para a família toda, com direito até à uma tirolesa no bondinho do Pão de Açúcar.

Vocês acharam que faltou algum nome na nossa lista? Não Deixe de comentar!

Leia também

20 anos sem Didi

20 anos sem Didi

Dia 12 de Maio, há vinte anos, o futebol brasileiro perdia um de seus maiores nomes. Waldir Pereira, mais conhecido...

Quem foi Garrincha?

Quem foi Garrincha?

Pergunta difícil para responder em algumas palavras.  Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Mané Garrinha,...